Lua cheia de maio – festival de wesak

Eventos

Aws4 request&x amz signedheaders=host&x amz signature=97c2424f83d01c551d70502b784b0c20d94066e24e80e9bb4005709f5c101ec8

O que você gostaria de iluminar em sua vida?


Nesta lua cheia ocorre o Festival de Wesak, uma assembléia no campo sutil dos grandes mestres e avatares, que se reúnem para discutirem o Dharma da Humanidade, ou seja, fazem um balanço sobre os rumos tomados e realizam alguns ajustes. Assim, ocorre um grande derramamento de Luz e de Energias de Bênçãos para o planeta.

É um período auspicioso para trazer luz a todos os aspectos da vida, sair da zona de conforto e dar o primeiro passo rumo à transformação que tanto se almeja.
Nesta aula faremos a Meditação e Saudação à Lua (Chandra Namaskar), uma prática tranquila e devagar para interiorizar-se e estar em contato com o coração, de onde a verdadeira transformação acontece, e por fim uma Caminhada Meditativa.

Data: Ter 29/05
Horário: 19h
Local: Parque da Cidade (estac. 12 do lado do Quiosque dos Atletas) – Asa Sul
Valor: a partir de R$ 25,00 por participante + 1 agasalho ou manta para ser doado a moradores de rua.
Levar: tapetinho de yoga ou toalha, agasalho e manta para o relaxamento.
Público Alvo: todos as pessoas, praticantes ou não de Yoga.

Antigas escrituras indianas falam sobre os efeitos da lua na natureza e no nosso corpo. Assim como influencia as marés, influencia o organismo humano composto de 70% de água, (leia mais AQUI). E de acordo com o Vishnu Purana, a lua teria influência sobre a glândula pineal, de onde são secretados hormônios vitais para nosso organismo.
Assim, somos afetados também pelas fases da lua, principalmente nossas emoções, atuando profundamente sobre o humor e estado de espírito, tornando-nos mais expansivos ou retraídos.
Na Lua Cheia a força do prana é máxima, onde a energia é de expansão e direcionada para cima. Então, as energias se concentram na cabeça, o que nos deixa mais ativos, energéticos, dinâmicos, agitados, inquietos, eufóricos, excitados, emotivos, pés fora do chão.
Esta fase correspondente à plenitude de todas as coisas porque está no pico da sua energia vital (prana), em seu ponto máximo de poder! E se esta energia está harmonizada conseguimos canalizá-la para atingir alegria, saúde, sucesso, prosperidade, assim como para a realização profissional e amorosa.
Mas no dia a dia atribulado na urbe, afastados dos ciclos naturais, onde muitas vezes mal vemos a Lua, ou sabemos em que período está no momento, acabamos por não notar as influências desta e perdemos a chance de entender porque estamos neste ou aquele estado mental.
Para quem pratica yoga e meditação é ótimo porque tem um efeito tranquilizante intensificado, trazendo paz e relaxamento a mente e ao espírito.
A prática constante propicia a capacidade de harmonizar ambientes tensos e neutralizar os atritos nas relações humanas porque serena o pensamento, suaviza as emoções, trazendo paz interior.
Então, em noites de Lua Cheia, onde sua energia está potencializada, é preciso fazer praticas Yin, de introspecção, para amenizar e harmonizar todos os efeitos desse astro sobre o nosso sistema nervoso neste período. Desta maneira, equilibra o excesso de Yang, energia masculina, irradiada pelo sol durante o dia no nosso corpo físico, psíquico e espiritual, como um bálsamo.
E no mês de Maio, é ainda mais poderosa, em função do Festival de Wesak. Neste período a energia é ainda mais potencializada por estar em união com as energias de vários mestres, inclusive o Buda.
O Wesak é um momento especial pois renova nossas forças no sentido de acelerar nossa própria Iluminação. Ela traz energia adicional e luminosa a cada pessoa que de puro coração se propõe a renascer em si mesmo. Este momento favorece a avaliação de nossas imperfeições mergulhando nos registros do subconsciente para descobrir e transmutar padrões rígidos e escravizantes.

Esta lua também marca o nascimento e iluminação de Buda, que nos nos ensinou a iluminação através do foco constante da mente.
Apesar das dificuldades e problemas que a vida neste planeta nos traz (e que são importantes para nosso aprendizado e consequente crescimento), Wesak nos proporciona um grande impulso consciencial no auto-conhecimento em busca do equilíbrio em nossas vidas. Por isso, é muito importante recebermos essa energia búdica.

Como será?
Haverá meditação e uma sequência de posturas fluídas do yoga, chamada Chandra Namaskar – A saudação à Lua.
Esta série é tipicamente praticada na Lua Cheia para homenagear ou aproveitar a energia lunar. Ao contrário do seu contraponto yang, a saudação ao Sol, que é uma sequência agitada e rápida – a saudação à Lua é uma prática yin, tranquila e devagar. Porque em períodos de lua cheia, é momento de descansar, ir para dentro, interiorizar-se, mantendo-se atento ao estados mental e emocional. Faz-se necessário estar atento a consciência e entrar em contato com a nossa verdadeira essência amorosa, maternal/paternal.
Após a aula haverá uma caminhada meditativa, ou seja em silêncio, para sentir os efeitos da pratica atuarem em seus vários corpos.

A prática proposta:
1ª) Recepção e acolhimento
2ª) Centramento: interiorização.
3ª) Mudrá: gesto simbólico e reflexológico feito com as mãos.
Ardha Chandra Mudra, o mudrá da meia lua para reverenciar o sagrado feminino e Sankalpa: afirmação positiva para a pratica. ASSIM COMO A LUA SOU SOU SERENO E TRANQUILO.
4ª) Mantra: vocalização de sons e ultrassons.
Om shram sreem shraum sah chandraya namah – Mantra a Chandra, a Lua – Invocando a energia da paz e a introspecção interiorização, introversão que a noite lhe traz.
5ª) Pránáyamá: expansão da bionergia através de exercícios respiratórios.
Chandra Pranayama e Chandrabeddha Pranayama
6ª) Somáticos: movimentos de consciência corporal principalmente para as articulações para preparar o corpo para os asanas (posturas físicas psico-físicas).
7ª) Ásanas: posturas físicas e psicofísicas, que produzem efeitos extraordinários para o corpo, tais como: boa forma, flexibilidade, alongamento, tónus muscular, equilíbrio, beneficia toda a saúde em geral.
Chandra Namaskar 1 e 2 – Saudação a lua para agradecer por sua beleza e suas 4 fases que tanto influenciam as nossas vidas.
8ª) Yoganidrá: técnicas para alcançar a descontração e o relaxamento;
9ª) Samyama: Dharana (exercícios de concentração preparatórios para meditação) e Dhyama (Meditação). Meditação para a Lua.


Benefícios:
Acalma e interioriza;
Traz luz a vários aspectos da vida;
Ajuda a sair da zona de conforto e dar um passo rumo à transformação;
Busca o contato com o coração, de onde a verdadeira transformação acontece;
Aumenta a conexão com a natureza e principalmente com a Lua;
Trabalha o Yin, o aspecto feminino, equilibrando o excesso de Yang, os aspecto masculino;
Vivencia o recolhimento, o aquietamento, o descanso, a receptividade, a sabedoria, a intuição, a introspecção, a interiorização.
Sereniza a mente e suaviza as emoções ajudando nas relações humanas, trazendo paz interior;
Favorece o auto-conhecimento;
Fortalece e alonga os músculos e mobiliza as articulações;
Firma a energia da presença e do desfrute.

Veja mais informações do Porquê praticar Yoga e Meditação na Lua Cheia em nosso site AQUI.
Objetivos dos Projetos:
Todo mês realizamos uma aula/projetos aberto. São projetos que trazem temas que estão em voga na sociedade todos os meses. O objetivo é mostrar que realmente yoga é para todos levando a pratica ao cotidiano das pessoas. O que elas estão vivenciando no dia a dia. Às vezes as pessoas acham que yoga é algo muito distante da sua realidade, e que para se praticar yoga precisa ser de determinada maneira, ou que é necessário abdicar de algumas coisas, ter uma alimentação restrita, ter um estado de saúde ideal, um corpo x ou y, etc. E acabam se privando dos inúmeros benefícios que ele proporciona.

Cada aula é minuciosamente elaborada com a temática. Já tivemos a aula do dia dos namorados, dia das crianças, de primavera, da lua cheia, nascer e pôr do sol, outubro rosa, novembro azul, natal, ano novo, carnaval, dia das mães.
Além disso todo projeto tem um fim social ajudando instituições que cuidam de pessoas com enfermidades, idosos, crianças, etc. Então, já arrecadamos doações para prevenção do câncer de mama, de próstata, brinquedos no natal, alimentos no ano novo, material escolar.

Sobre a Instrutora:
Soraya Farah é Cientista Política e Terapeuta Ayurvédica, se dedicou desde de jovem ao Yoga e Meditação. Uma eterna “buscadora“, amante das Terapias Holísticas fez vários cursos. É praticante de yoga desde 2000, onde participou de Cursos, Workshops, Vivências em Buenos Aires, Barcelona, Copenhagen, Boston. Instrutora de Hatha Yoga Integrativo desde 2012. Formada pelo curso da Prof. Ceres Moura, com abordagem Integrativa, tântrica e terapêutica, reconhecido pela Aliança do Yoga. Pioneira no projeto de Yoga na Sociedade Vipassana de Meditação – SVM, desde de 2012. Foi instrutora no Shambala Yoga Suddha Dharma Mandalam e ministrou também na Confederação Nacional da Indústria – CNI. Atuou como voluntária na Sociedade Eunice Weaver de apoio aos Hanseníanos. Coordenou a implementação do Yoga no Dhanvantari Ayurveda e Yoga. Atualmente além dos serviços prestados pela Zen Mind Yoga, Meditation & Therapies, na qual oferece serviços relacionados aos temas e atendimentos de reiki, faz a divulgação e produção de Eventos Holísticos por meio da Eco Mind Events. Eventos estes que trabalham a Ecologia interna e externa como Consumo e Entretenimento consciente, Sustentabilidade, Ecoturismo, Alimentação natural, Yoga, Meditação, Auto-cura e Auto-conhecimento e Ação Social. Sua missão é abrir a consciência das pessoas para uma forma de viver mais consciente e saudável.

Inscrições:
Envie um WhatsApp – (61) 995174821 com nome completo e e-mail. E o pagamento pode ser via depósito bancário ou cartão, clique AQUI.

Compartilhar é um gesto de doação e amor! Se achou interessante, compartilhe. Isso pode beneficiar alguém!
ॐ Soraya Farah ॐ
Zen Mind Yoga Meditation & Therapies
WhatsApp: (61) 99517-4821
Instagram: zenmind_ecomind
Facebook: Eco Mind Events
Blog: www.ecomind.center