Mônica Carapeços
Aws4 request&x amz signedheaders=host&x amz signature=d237c8c4b90d7c2458f356b86baa7789de6873906007f374b084f75bcc294655

Mônica Carapeços A.
https://sitionosnateia.com.br/atividades/yoga/
Instagram ganga.yogaterapia


YOGATERAPIA - Prática personalizada com Yoga + Ayurveda

Esta é a forma mais antiga e tradicional de ensino do yoga. O processo se dá através de sessões individuais, nas quais o professor fará uma avaliação aprofundada do estudante e preparará uma prática personalizada, incluindo rotina diária de auto-conhecimento e auto-cura. Ou seja, a prática será da maneira mais adaptada possível à natureza, condições e necessidades do aluno. 

As sessões individuais têm duração de 1h, e podem acontecer semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente. O aluno será estimulado e instruído a fazer sua prática em casa e aos poucos desenvolverá sua autonomia. Este acompanhamento individual é a melhor opção para lidar com questões terapêuticas específicas, tanto no nível de dificuldades físicas quanto psicológicas. Por outro lado, é também a melhor forma de garantir um aprimoramento contínuo das potencialidades pessoais do aluno, sendo, portanto considerada o método prioritário para aqueles que buscam o aprofundamento da prática e dos ensinamentos do yoga.


SOBRE YOGATERAPIA

Yoga e Ayurveda são ciências, trazidas a partir dos Vedas (escrituras indianas milenares), para a superação do sofrimento humano e cultivo de saúde e plenitude (física, mental, social e espiritual). São disciplinas irmãs e complementares. 

O Ayurveda trás uma compreensão profunda do conceito de saúde, constituição e manutenção de todos os tecidos do corpo, sintomas de desequilíbrios e sua evolução e, assim, trabalha a prevenção e tratamento de desequilíbrios causadores de doenças, essencialmente por meio de alimentação, estilo e hábitos de vida, uso de ervas e procedimentos terapêuticos como massagem, sauna e muitos outros.

O Yoga tem como centro o cultivo de uma mente lúcida, no caminho para a reconexão com nossa essência de plenitude e bem-aventurança. Para atingir esse propósito, o yoga oferece um amplo caminho de auto-conhecimento trabalhando as diferentes dimensões do nosso corpo e mente.

Difícil sintetizar em tão poucas palavras a abrangência destas ciências. O objetivo aqui é dar uma noção geral do ponto de onde cada uma percebe e trata da saúde e elucidar sua profunda complementariedade. Nesta perspectiva, YOGATERAPIA se refere à integração Yoga & Ayurveda no atendimento e acompanhamento individual de cada pessoa. Assim, o acompanhamento terapêutica envolve orientações de alimentação, hábitos saudáveis na rotina diária/anual, prática diária de Yoga entre outras práticas possíveis, de acordo com as necessidades observadas.

No Yoga, há inúmeras possibilidades de caminho, assim como há enorme diversidade entre os praticantes. Nesta perspectiva, não seguimos uma fórmula ou estilo fixo ao qual o aluno deva adaptar-se. O Yoga, é amplo e qualquer pessoa pode praticá-lo, desde que a prática seja adaptada corretamente ao que o estudante precisa. Esta é a essência do trabalho na Tradição do Krishnamacharya. Esta é a forma mais antiga e tradicional de ensino do yoga. O processo se dá através de sessões individuais, em uma relação próxima entre professor e aluno, onde podem construir um vínculo terapêutico que possibilita ao professor ter um olhar profundo e cuidadoso das  condições e necessidades do aluno. E, assim, propor uma prática adequada e acompanhar sua evolução.

As sessões individuais têm duração de 1h, e podem acontecer semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, de acordo com necessidades e evolução do estudante em sua autonomia para fazer sua prática sozinho em casa. A primeira sessão pode ser mais longa, pois envolve avaliação do estudante e da sua problemática para se definirem quais as técnicas mais adequadas para o seu caso. O objetivo é que o estudante crie um hábito de praticar diariamente e desenvolva sua autonomia. Ao professor cabe o olhar atento para definir/orientar/ajustar o caminho e ao estudante cabe caminhar com determinação. O sucesso depende desse processo de co- responsabilidade.


KRISHNAMACHARYA E SEU LEGADO NO YOGA

Nascido na Índia, Tirumalai Krishnamacharya (1888-1989) é considerado o avô do Yoga da nossa geração. Yogue, terapeuta, erudito nos Vedas, expert nas diferentes escolas de pensamento indianas (yoga, samkhya, mimamsa, vedanta, vaisheshika, nyaya), autor, Krishnamacharya é, em outras palavras, uma lenda. Em 1928, quando Tirumalai Krishnamacharya deixou os Himalaias depois de um longo aprendizado de oito anos com seu professor, Yoga era uma prática quase extinta, praticada por um pequeno número de ascetas que viviam à margem da sociedade. Pelos sessenta e um anos que se seguiram, Krishnamacharya compartilhou seu conhecimento de Yoga como disciplina holística de cura e transformação com milhares de pessoas em seu próprio país e com muitas outras que vieram da América do Norte e da Europa. Recusando-se a padronizar a prática e a metodologia de ensino, Krishnamacharya criou uma compreensão de Yoga relevante para um largo espectro de alunos. O seu foco estava na adaptação e aplicação da antiga disciplina do yoga aos estilos de vida contemporâneos, enriquecendo assim a saúde, longevidade e a qualidade de vida de cada praticante. Ele começou uma revolução silenciosa, que revitalizou o Yoga na época atual e produziu alguns dos mais influentes mestres de Yoga que o popularizaram no ocidente como Indra Devi, BKS Iyengar, Pattabhi Jois. Alguns de seus alunos estudaram com o mestre durante décadas, tal é o caso de seu filho TKV Desikachar. Tendo acompanhado diretamente o trabalho de seu pai durante pelo menos 30 anos, Desikachar pôde absorver o espírito essencial de seus ensinamentos: a compreensão de que o Yoga deve ser adaptado à natureza e condições de cada aluno. Foi com esta intenção que ele fundou, em 1976, o Krishnamacharya Yoga Mandiram, centro com sede em Chennai-Índia, dedicado ao ensino do yoga, à formação de professores nesta abordagem, e ao atendimento de pessoas que buscam na prática do yoga a manutenção ou recuperação de sua saúde. Devido ao método de atendimento e ensino personalizado, o Krishnamacharya Yoga Mandiram se tornou um dos grandes centros de yogaterapia no mundo.


Quem sou?

Mônica Carapeços A.: Permacultora e Yogaterapeuta (Yoga+Ayurveda)
Praticante de Yoga desde 1998 experimentou diferentes linhas até conhecer a Tradição de Krishnamacharya em 2006. Desde então iniciou uma formação continuada nessa tradição aprofundando sua prática pessoal com tutoria periódica de sua professora Maria Nazaré e realizando diversas formações: Formação para professores de Yoga na Tradição de Krishnamacharya (2007-2009 - Jorge Knak e Maria Nazaré Cavalcanti); Formação intensiva The Heart of Yoga (Dez. 2015 – Krishnamacharya Yoga Mandiram, Índia); Yogini – práticas voltadas para questões femininas (Dez. 2016 – Krishnamacharya Yoga Mandiram, Índia), Psicologia do Yoga (2019 - Jorge Knak).


Os estudos de Ayurveda iniciaram em 2007 com um curso de Massagem Ayurvêdica e se tornarem foco a partir da Formação em Terapeuta Ayurveda (2015-2016 – Dr. Ruguê - https://www.escolayogabrahma.com.br/); Kayachikitsa (Curso avançado de clínica Ayurveda - Jan. 2017, Dr. D. Y. Patil College of Ayurved e em Research Centre e Parmath Panchakarma Centre, India). Cursos pontuais de aprimoramento: Kayachikitsa (2017, Dr. Gaurav Davee); Dravyaguna (Estudo fitoterápico no Ayurveda); Kayachikitsa - SROTAS (2018, Dr. Gaurav Davee). Atualmente realiza formação continuada online com o terapeuta Tiaggo Namastê.


Local de atendimentos

Sítio Ecológico Nós na Teia, Jardim Botânico. Também é possível combinar atendimentos à domicílio no Joardim Botânico e Lago Sul.



  Cartões

Aws4 request&x amz signedheaders=host&x amz signature=43e4f9f89c4dfe73bf22e5fbe123b9dff0fd57874a48251620342e3e4f9d34d4

Mônica Carapeços - Yoga e Ayurveda

Yoga
Jardim Botanico

  Ver telefone:

  Ver e-mail:

Personal Yoga